Costa Nova do Prado, Aveiro

São as casas de riscas coloridas que se destacam, num correr de habitações frente à ria de Aveiro. Pitoresca e convidativa, a Costa Nova do Prado, em Ílhavo, é o local escolhido, devido à proximidade das praias, para as férias de muitos. Tem ainda aqui muitos restaurantes com os peixes e mariscos como especialidades.

Casas da Costa Nova, Aveiro

O nome Costa Nova do Prado surgiu, no início do século XIX, para distinguir esta nova povoação piscatória da antiga, ou seja, da zona da praia de São Jacinto – que, até então, era usada pelos pescadores. “Prado” é acrescentado ao nome porque ali existia um local muito verdejante.


Casa da Costa Nova, Aveiro

Quando foi feita a abertura da Barra de Aveiro, a 3 de abril de 1808, depois de estar encerrada por um cordão de dunas, durante um século, aquele tornou-se o meio menos perigoso de os pescadores entrarem no mar. Daí que aqui se tenham estabelecido, com os seus barcos. 


Casa amarela da Costa Nova, Aveiro

Também altas figuras da sociedade vinham aqui a banhos para as praias, no período estival, e para passeios no campo. Por aqui passaram nomes conhecidos como os de Eça de Queirós, Guerra Junqueiro ou Oliveira Martins. Transformou-se esta zona numa estância balnear, que assim se manteve até aos dias de hoje, ainda que noutros moldes.


Casas da Costa Nova, Aveiro

Em tempos, por volta de 1874, era tanta a vida na Costa Nova que, além de regatas, havia espetáculos em várias salas de teatro, exposições, palestras e salões com festas e bailes. Também se conta que, em meados do século XIX, terá existido um casino e dois cinemas. Era, como vêem, um local com muita animação.


Casa vermelha da Costa Nova, Aveiro

Porque daqui partiam para o mar, os pescadores construíram palheiros, para guardarem os materiais de pesca e alfaias, e que também eram usados como armazéns de salga da sardinha. De palheiros passaram a ser as casas coloridas, que eram construídas com tábuas na horizontal, usando sobretudo a cor vermelha.


Casas da Costa Nova, Aveiro

Se as casas de listas coloridas serviam originalmente para os pescadores guardarem os materiais de pesca, hoje em dia são usadas – principalmente na época mais quente – por quem não troca nem por nada a Costa Nova para descansar e passar férias.


Largo na Costa Nova, Aveiro

O que pode fazer por perto?

- Nas praias da Vagueira ou de Mira pode assistir à Arte Xávega. O que é? Uma arte antiga de pesca, realizada de forma artesanal e em que as redes de pesca são puxadas por parelhas de bois.

- Mercado do peixe da Costa Nova: com a venda do peixe e marisco fresco da Ria ou do Mar, que fica na Rua de José Estêvão, Praia da Costa Nova.
Google Maps: 40.611104, -8.749666‎
GPS: 40° 36′ 39.97″ N, 8° 44′ 58.80″ W
Horário: 08h00 às 13h30 (terça a sexta-feira) / 08h00 às 18h00 (sábado, domingo e feriados); encerra à segunda-feira; Verão (1 de junho a 30 de setembro) das 08h00 às 20h00; Inverno (1 de outubro a 21 de maio).

- Pode caminhar, correr ou andar de bicicleta num passadiço e ciclovia junto da ria de Aveiro – que liga a Ponte da Barra à Praia da Barra e à Praia da Vagueira.

- Nas praias há desportos aquáticos variados, como surf, canoagem, kitesurf, etc.

- Diz-se que, foi por aqui que nasceu a tradição da Tripa, daí que na marginal se multipliquem os quiosques que vendem esta doçaria (feita da chamada bolacha americana), com recheios variados.


Casinhas da Costa Nova, Aveiro

Agenda de eventos:
- Festival de Marisco da Costa Nova (na primeira semana de agosto)

Relvado da Costa Nova, Gafanha da Encarnação, Ílhavo
Google Maps: 40.611591, -8.749001‎
GPS: 40° 36' 41.73" N, 8° 44' 56.40" W

Festival de Marisco da Costa Nova

- Festa da Nossa Senhora da Saúde (último domingo de setembro)

É uma das mais concorridas romarias da região e assenta na fé da comunidade piscatória local que deposita nesta Senhora a sua confiança para que os seus regressem do Mar em segurança.
A romaria data da povoação da Costa Nova e da instalação da inicial capelinha da N. Sr.ª da Saúde, em 1837 e era famosa pelo facto de a ela afluírem inúmeros moliceiros da região e pelo seu animado arraial. Ainda hoje a Festa da N. Sr.ª da Saúde é uma das mais visitadas festividades religiosas da região.

Festa da Nossa Senhora da Saúde

- Passeios de barco na Ria ou no mar (informações aqui).

Moliceiro

- Farol da Praia da Barra é o mais alto farol português.

Farol da Barra, Aveiro

- O Museu Marítimo de Ílhavo reúne objectos relacionados com a pesca longínqua do bacalhau nos mares da Terra Nova e, ainda, com as fainas agro-marítimas da Ria de Aveiro. Possui ainda um espólio de etnografia marítima e a maior colecção de malacologia (conchas) do país.

Museu Marítimo de Ílhavo

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.