Igreja Matriz de Estômbar


Construída em meados do século XVI, partindo de uma preexistente ermida dedicada a Santa Ana, a Igreja Matriz de Estômbar, também designada por Igreja de São Tiago, é dos edifícios mais emblemáticos da arquitetura manuelina que se pode encontrar no barlavento algarvio.


Quando, em 1984, foi classificada como Monumento Nacional, tornou-se no único edifício do concelho de Lagoa a deter tal distinção.


Uma coroação patrimonial que encontra muitas justificações e a que não é alheia a enorme diversidade de estilos perceptíveis na sua arquitetura, os quais se devem, em boa parte a remodelações posteriores à sua construção, uma delas, talvez a mais profunda, imposta, também aqui, pelos estragos sofridos aquando do grande terramoto de 1755.

Capitel, porta principal.
A fachada possui um soberbo pórtico manuelino, decorado com motivos vegetalistas, com honras de destaque para uma vieira, símbolo que uma mítica lenda do século XVI associa aos peregrinos e a S. Tiago.

Porta Lateral
Outro exemplo inequívoco do estilo manuelino são os dois portais laterais ou as colunas junto ao pórtico de entrada, as quais exibem um desfile de músicos e gentes representativas de todos os estratos sociais.


S. Tiago e S. José figuram no retábulo de talha dourada que se encontra na capela mor, uma encomenda de Custódio Mesquita, em 1709. 


Já as capelas de cabeceira apresentam-se como um nobre elogio ao estilo barroco e à tradicional azulejaria.


Mais surpreendente e quase inexplicável é a presença dos estilos renascimento e maneirismo, reveladores de vários momentos de intervenção na arquitetura e estética do edifício.


Importa saber que a igreja abre somente nos horários de culto.
Horários de culto – Verão: sábados às 19h e domingos às 12h. Inverno: domingos às 12h
GPS – 37°8’47”N, 8°29’15”W

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.